4CS

LOJA QUINTA do NOVAL – PINHÃO (Proposta) e MONTRA LOJA GAIA

ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES

0

LOJA do PINHÃO
A Quinta do Noval é uma casa histórica e centenária do Vinho do Porto com registo desde 1715 e localizada no Pinhão. Produz excelentes vinhos que têm o selo da sua origem, a região demarcada do Douro.

Na sua visão estratégica para além do seu espaço de vinha e da loja na marginal de Gaia, a Quinta do Noval empreendeu a criação de uma loja local no Pinhão, onde para além de se dar a conhecer aos visitantes, lhes possa possibilitar a prova de vinhos da marca, e a venda dos mesmos, em ambiente da “Quinta” que se pretende dignificar. A 4CS foi convidada a realizar uma proposta para a reconversão de um edifício antigo em loja bandeira da marca na região de origem desta casa centenária.

O Projeto partiu dum quadro de referências e de intenções precisas e simples, já que a arquitetura e o design de interiores devem seguir as causas que provocam a necessidade do seu aparecimento, sendo os requisitos das atividades a instalar, com as suas especificidades próprias, neste caso uma sala de visitas da “casa” Quinta do Noval.

LOJA de VILA NOVA de GAIA
Relativamente à montra da loja de Gaia, foi proposta a criação de uma transposição visual dos socalcos da vinha, tão caraterísticos desta região e alguns objetos retirados de antigas cubas da produção de vinho, mas nunca descurando uma visão de enquadramento com a linguagem existente da loja, permitindo assim a criação de um espaço de exposição temático, lúdico e contemporâneo.